Abordagem Inteligente para soluções jurídicas
A eficiência é o leme da nossa rotina
Escritório Bottrel Fanchioti Advogados em Varginha
TELEFONE

35 3015-3090

WHATSAPP

35 3015-3090

ENDEREÇO

R. Pref. José Bueno de Almeida, 270, V. Martins, Varginha-MG

Medical exam

O que é o pente fino do INSS?

 

É o Programa Especial para Análise de Benefícios com Indícios de Irregularidade e de Revisão de Benefícios por Incapacidade, instituído pela Medida Provisória de 871, a qual foi convertida posteriormente na Lei n.º 13.846/2019.

 

Por ter como objetivo reanalisar os benefícios previdenciários a fim de combater as irregularidades e fraudes perpetradas contra o INSS, foi vulgarmente denominado de “pente- fino”.

 

A partir desde mês de agosto de 2021, a operação entra em uma nova fase e irá realizar mais uma força tarefa com o objetivo de cortar benefícios previdenciários de incapacidade que estejam sendo pagos indevidamente.

 

A bem da verdade, é que o objetivo não é apenas apurar irregularidades, mas sim aliviar a folha orçamentária do governo, já que inúmeros benefícios estão sendo cortados de forma indevida, o que obriga o segurado, na maioria dos casos, a se socorrer do Judiciário para restabelecê-lo.

 

Quem vai ser chamado para o pente fino do INSS?

 

Os benefícios sujeitos ao pente-fino são os benefícios de incapacidade, principalmente, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez de as pessoas que recebem que tenham menos de 60 anos.

 

A partir deste mês de agosto, o alvo do INSS são os benefícios de auxílio-doença com período superior a 6 (seis) meses e que não possuem data de cessação estipulada ou indicação de reabilitação profissional.

 

Portanto, é muito importante que o segurado que recebe o auxílio-doença e esteja nessas condições (superior a 6 meses e sem data de alta médica), fique atento, porque provavelmente será convocado.

 

Recebi a carta de convocação, o que devo fazer?

 

Depois de ser chamado pelo INSS, o segurado precisa cumprir a exigência feita, como atualizar dados cadastrais, entregar documentos e ou comparecer à perícia designada.

 

Dessa maneira, ao receber o comunicado, muita atenção aos seguintes pontos:

 

  • Ligue no telefone 135 ou acesse o Meu INSS (no aplicativo de celular ou pelo www.gov.br/meuinss) e, agende o atendimento;
  • Fique ligado, porque as agências do INSS não irão atender o segurado que comparecer sem o prévio agendamento;
  • Organize dos documentos, de preferência em ordem de data.
  • Tenha em mãos todos os documentos médicos, de preferência, atualizados.

 

Esses cuidados devem ser observado, porque o pagamento do benefício poderá ser suspenso após o fim do prazo informado na carta pelo INSS ou, após a diligência perante o INSS.

 

Procure se informar com um especialista. O Bottrel Fanchioti Advogados possui equipe jurídica especializada em benefícios previdenciários concedidos pelo INSS.

 

Agende uma consulta. Estamos à sua disposição para esclarecimentos.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top
Scroll to Top